Ilustração abstrata representando interoperabilidade em saúde por meio de formas interconectadas e cores padronizadas da DTO.
Imagem abstrata com formas e cores que simbolizam a troca fluida e padronizada de dados em saúde.

O que é interoperabilidade em saúde (e por que você precisa saber disso) 


A interoperabilidade em saúde é um dos conceitos mais importantes e menos compreendidos quando falamos de transformação digital no setor. Em termos simples, é a capacidade de diferentes sistemas, plataformas e instituições trocarem informações de forma segura, padronizada e em tempo real. 

Por que isso importa? 
Imagine que você fez um exame em um laboratório. Depois, foi a um hospital, passou por uma clínica e, meses depois, fez uma nova consulta com um especialista. Se esses locais não compartilham dados entre si, é provável que você tenha que repetir informações, fazer exames já realizados ou até correr riscos por falta de histórico. 

A interoperabilidade resolve isso. 

Com sistemas interoperáveis, seu histórico de saúde pode ser acessado (com seu consentimento) por qualquer profissional envolvido no seu cuidado, independentemente de onde ele está e do sistema que ele usa. Além disso, o próprio paciente tem em mãos seus dados clínicos e pode disponibilizá-los ao profissional de saúde com o qual estiver passando, esteja onde for. Isso significa menos burocracia, mais agilidade e decisões clínicas mais acertadas. 

Como a interoperabilidade já afeta seu dia a dia (mesmo que você não saiba) 

  • Quando um médico acessa exames que você fez em outro lugar sem pedir que você envie. 
     
  •  Quando um plano de saúde analisa seu histórico para sugerir um check-up preventivo. 
     
  •  Quando políticas públicas de saúde são criadas com base em dados consolidados da população. 

Interoperabilidade + Inteligência: o próximo passo da saúde digital 

Na DTO, acreditamos que só conectar sistemas não é suficiente. Por isso, criamos a plataforma DataOpera®, que promove a interoperabilidade em saúde ao centralizar e padronizar os dados clínicos. A partir desses dados organizados, o DataHAL® entra em ação como nossa solução de inteligência aplicada. É ele que transforma a informação em decisões mais precisas, mais eficiência para operadoras e mais autonomia para os pacientes. 

Saber o que é interoperabilidade em saúde não é só para quem trabalha no setor. É uma questão que impacta diretamente sua qualidade de vida, como você é atendida e os recursos investidos na saúde coletiva. 

Quer entender mais sobre como isso funciona na prática? 
Acesse: https://dataopera.com.br 
E acompanhe nossos conteúdos no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dto-health 

Rolar para cima